segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Conselho de Arquitetura e Urbanismo terá eleições em novembro

Será a segunda eleição do órgão desde que ele foi criado em 2010. Depois de sua implantação e burocracias, concorrentes querem priorizar visibilidade, parcerias e os profissionais junto à sociedade

Será dia 05 de novembro, a eleição da nova diretoria do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Tocantins – CAU, que está em sua primeira gestão. O órgão foi criado em dezembro de 2010, após se separar do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos – Crea, ao qual esteve ligado por 50 anos. 

A novidade é que os profissionais aptos à votação só poderão votar via internet. O órgão criou um sistema próprio e assim, mesmo que um dos profissionais esteja em viagem, ele pode ajudar a eleger a chapa de sua preferência.


O voto é obrigatório e caso o profissional não “compareça à urna”, ele paga multa de R$ 413,21. Só participam do processo quem estiver em dia com o pagamento da anuidade e, atualmente, 485 arquitetos e urbanistas de todo o estado estão aptos.
O CAU realiza as eleições no sistema parlamentarismo, onde, primeiro são eleitos os conselheiros e, depois, eles elegem dentro da chapa o presidente. Dois grupos se inscreveram para disputar a diretoria e estão em plena campanha junto aos profissionais que atuam nos mais variados órgãos públicos e empresas privadas de Palmas e interior.
Ambas apresentam propostas meio idênticas, com foco na formação de parceria com as entidades, fortalecimento da classe, visibilidade da importância da profissão, a continuidade da formação e participação dos arquitetos e urbanistas em eventos e cursos, para que assim eles possam enriquecer seus conhecimentos.
Uma das chapas é a Identidade e Coesão, que ainda não declarou quem será o presidente em caso de eleição. O grupo vem com Ary Demóstenes, como conselheiro Federal e Adriana Dias, Marco Aurélio Ribeiro, Natanael Fontes, Mônica Avelino e Kenniane Carvalho como conselheiros estaduais. Para ambos os cargos existem os suplentes.
A gestão é de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário